quinta-feira, 28 de abril de 2011

Uma História Familiar !

Pascoa de 2011, eu estava em Tremembé na casa da minha mãe, Dna Delia, tomado com ela o café da manhã na cozinha  na mesa ornamentada com uma toalha em linho com patos bordados em ponto de cruz (tirei a foto abaixo no mesmo momento) e este foi o ponto que desencadeou uma linda História de Amor que tentarei contar com fotos garimpadas nos baús da minha mãe : 


Minha mãe disse que bordou esta toalha quando solteira, antes mesmo de conhecer meu pai, Candido, e ela disse que gostou tanto das imagens dos patos coincidentemente seu sobrenome, Patto, que decidiu bordar também uma saia com os mesmos patos.


Mas antes deixa eu apresentar minha mãe, ela esta nesta foto com suas irmãs Diana a maior com guarda chuva na mão, Dorly a direita com uma fitinha preta, ao lado a Dirce e minha mãe, a menor de todas com o gorrinho de trico, as quatro juntos do meu bisavo José Brunini, que era na sua juventude um pugilista e ciclista.


Mas voltando a história da toalha e da saia bordada em ponto de cruz com patos, minha mãe contou que na véspera do ano novo, 31 de dezembro de 1949, ela decidiu estrear a saia bordada para ir de Tremembé a praça de Taubaté para flertar.
Ao sair, conta ela, o médico da cidade Dr. Geraldo disse : "Vai sair a caçar de um caçador
Ela conta que nesta época era tradição ir a praça flertar e que os homens andavam ao redor da praça num sentido e as mulheres no outro sentido.
E foi neste dia, 31 de dezembro de 1949, que Delia Monteiro Patto conheceu Candido Ferreira Pinho


E em 1954 mais precisamente dia 14 de fevereiro eles se casaram em Tremembé, conta ela que foi um lindo casamento com muitos doces e salagadinhos, e que praticamente toda a cidade foi convidada, Tremembé era uma cidade pequena e todos se conheciam !


Nesta foto do casamento estão ao fundo meus avós paternos Isaura e Antonio Ferreira, minha tia Cidinha, minha prima Maria Aparecida e meu tio Décio que levou as alianças. 

Num carnaval depois de casados !


E ai vieram as filhas : Eliana e Elenice


 Eliana, Elenice e a recem chegada Eloina !


Natal em família : Eliana, Elenice, Eloina, Edison e eu, Elcio Patto Pinho . o loiro da foto, Kkkkkk

E a familia crescendo : todos com E, Eliana, Elenice, Eloina, Edison, eu Elcio e o menor Eraldo !!


 Por fim a familia com o caçula Eduardo !


Crescei e Multiplicai : Sr Candido, Dna Delia, filhos e netos unidos em um Natal em Tremembé, onde tudo começou !

Um comentário:

Patty Patto disse...

Linda história de nossa familia... tenho mto orgulho de ser uma Patto Pinho.