domingo, 21 de agosto de 2011

Santos : Série Meus Lugares !

Dando seguimento a Série Meus Lugares:
  • Assis - Onde Nasci;
  • Assisi (Italia) - Bonus;
  • Sorocaba - Onde fui criado;
  • Santos - Onde fiz a faculdade de Engenharia Mecânica;
  • Barcelona (Espanha) - Onde fiz a Pós Graduação Engenhatia Gráfica;
  • Olot (Espanha) - Onde trabalhei na Gráfica Alzamora
  • São Paulo - Onde moro atualmente e trabalho na Gráfica Nova Página;
  • Bairro da Aclimação (Zoom) - Meu Bairro a 16 anos;
  • Meu Apto - Meu Porto Seguro, Se Meu Apartamento Falasse !
Bom galera hoje toca a vez de falar de Santos, que acreditem está em uma área Insular, Ilha de São Vicente, e outra parte continental. Uma delícia de cidade, com praias deliciosas, José Menino, Pompéia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.
Lá eu fiz a faculdade Santa Cecília, morei no Boqueirão, enfim, vamos conhecer Santos :


Atribui-se a fundação de Santos a Brás Cubas, sertanista português que, em 1536, recebeu a mais vasta sesmaria do litoral da Capitania de São Vicente. Em 1543, Brás Cubas instalou às margens da baía a Casa de Misericórdia de Todos os Santos, o primeiro hospital das Américas, para abrigar doentes dos navios que chegavam da metrópole. O povoado, com nome simplificado de Santos foi elevado à categoria de vila em 1545.

Chegada dos Imigrantes no Porto de Santos


Santos possui uma economia crescente. A cidade é a 16ª mais rica do país, com PIB de R$ 24 614 406 080 bilhões. Durante um bom tempo, sua economia centrou-se na comercialização do café (que também era a principal fonte de riqueza do país), abrigando no centro da cidade a Bolsa Oficial do Café, importante centro de negócios do mercado cafeeiro inaugurada em 1922, e que resultou no atual Museu do Café, espaço que promove exposições sobre a trajetória do produto pelo Brasil e pela cidade e que é decorado com obras do artista Benedito Calixto.


Maior cidade do litoral paulista, durante todo o ano o turismo em Santos cresce em altos índices. O principal cartão postal do município são os 7 km de praia. O Livro dos Recordes situa os jardins da orla de Santos como formadores do maior jardim frontal de praia em extensão do mundo.


A preservação e o cuidado com a flora do ambiente praiano santista, permeado de palmeiras e amendoeiras são resultados de um trabalho em conjunto dos departamentos de meio ambiente da região Em 2010, Santos contava com 419 757 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE


O PNUD 2000 posicionou a cidade de Santos em sexto lugar na Lista dos municípios brasileiros por IDH, e em terceiro lugar na Lista dos municípios de São Paulo por IDH
Santos é uma das cidades mais antigas do país e de grande valor histórico por acompanhar o crescimento e a evolução do Brasil em seus primeiros anos de colônia até os dias atuais, surgindo como um município de valor cosmopolita, portuário,


Embaré: Localizada na região central da orla de Santos, a praia é muito procurada por surfistas e conta com vida intensa. O local abrigou, em 1875, a Capela Santo Antônio, atual Basílica de Santo Antônio do Embaré.



Você sabia que na passagem de D. Pedro II a Santos, durante a inauguração de um chafariz, o que saiu da torneira não foi água, e sim vinho, e que, em 1900, foi organizada uma operação da cavalaria para prender o fantasma do Paquetá, antiga lenda da cidade?


José Menino: com calçadão, jardins da orla e agitada vida noturna são as características desta praia que abrigou o primeiro hotel da orla marítima, em 1895 - o Hotel Intercontinental - e recebeu os primeiros trilhos de bondes.


Porto de Santos - Já foi considerado o "Porto da Morte", no século XIX. Os navios evitavam atracar no porto formado por trapiches de madeira, com medo da febre amarela. A cidade alagada provocava morte e até a peste bubônica quase dizimou a população.

Hoje é o maior porto da América Latina. Em 2006 a sua estrutura é considerada a mais moderna do Brasil.

Nenhum comentário: