segunda-feira, 28 de março de 2011

As fotos mais famosas do mundo !


Especialmente para Reca !!

 
Garota afegã, em 1984, fotografada por Steve McCurry, da National Geographic. Em uma época que era quase impossível conseguir fotografar uma mulher afegã.

 
  Robert Doisneau registrou um beijo apaixonado que faz esquecer o tempo e o espaço, em 1950. Dizem que a foto foi encenada, mas foi um verdadeiro ícone da resistência francesa.




Uma das fotos mais premiadas e mais polêmicas da história. Kevin Carter sofreu com uma forte depressão depois de capturar esta imagem, até o ponto de cometer suicídio.
 
 
Típico exemplo de uma fotografia que o mundo todo conhece, mas ninguém sabe quem capturou. O autor é Arthur Sasse. A foto, de 1951, mostra um gênio bem divertido.

 
 
Também conhecido como o “Rebelde Desconhecido”, esta foi a alcunha que foi atribuído a um jovem anônimo que se tornou internacionalmente famoso ao ser gravado e fotografado em pé em frente a uma linha de vários tanques durante a revolta da Praça de Tiananmen de 1989 na República Popular Chinesa.



A foto foi tirada por Jeff Widener, e na mesma noite foi capa de centenas de jornais, noticiários e revistas de todo mundo. O jovem estudante (certamente morto horas depois) interpôs se a duas linhas de tanques que tentavam avançar. No ocidente as imagens do rebelde foram apresentadas como um símbolo do movimento democrático Chinês: um jovem arriscando a vida para opor-se a um esquadrão militar.
 
  Thich Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até a morte numa rua movimentada de Saigon em 11 de junho de 1963. Seu ato foi repetido por outros monges. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído.
Thich Quang Duc protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião Budista em seu país. Após sua morte, seu corpo foi cremado conforme à tradição budista. Durante a cremação seu coração manteve-se intacto, pelo que foi considerado como quase santo e seu coração foi transladado aos cuidados do Banco de Reserva do Vietnã como relíquia.

 
Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registou a famosa imagem.
Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele.


Um comentário:

Anônimo disse...

Fantásticas as fotos, tio Élcio!!! Cada vez mais me convenço que a história pode ser contada em imagens, e com um plus: cada um a floreia e completa como desejar.
Linda homenagem! Obrigada.
Você sempre fofo!
Beijos beijos beijos