domingo, 1 de maio de 2011

Capela Sistina em 3D Interativo

Galera, deixo para vocês uma dica sobre passeio virtual. Então, indico a Capela Sistina, com afrescos de Michelangelo Buonarroti, pode ser visualizada em 3D, cuja página foi criada especialmente pelo site oficial do Vaticano, com uma música de fundo deliciosa, 
Eu achei interessante. E as pinturas, então? Explendorosas!! Clique na imagem, espere carregar ( demora só um pouquinho, mas vale apena) e movimente o mouse à vontade. Toda a sala pode ser explorada nos mínimos detalhes, movendo o mouse e usando os botões de zoom na parte inferior, à esquerda.
Claro, não é a mesma coisa que ver ao vivo, mas se não tem a possibilidade de ir a Cidade do Vaticano para ver de perto, esta é uma ótima maneira de observar uma obra que é única no mundo.

O resto é...
Apreciar, apreciar e ... apreciar.




Imagens : Vista do teto da Capela Sistina abaixo, projetada por Michelangelo ou no do O Juízo Final acima. 


A Capela Sistina (em italiano: Cappella Sistina) é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Raphael, Bernini e Sandro Botticelli.



A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criaram uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482, e em 15 de agosto de 1483, Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção.


Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para religiosos, como funcionários para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.

Dados : Wikipédia



Nenhum comentário: