Câncer de mama é uma doença tratável.
AUTO-EXAME DAS MAMAS
Lembre-se de que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer.
Câncer de Mama
Cancro da mama ou câncer de mama é o Cancro do tecido da mama. Mundialmente, é a forma mais comum de Cancro em mulheres - afectando, em algum momento de suas vidas, aproximadamente uma em cada nove a uma em cada treze mulheres que atingem os noventa anos no mundo ocidental. É a segunda maior causa fatal de cancro em mulheres (depois do cancro do pulmão), e o número de casos vem crescendo significativamente desde 1970, um fenómeno parcialmente culpado pelo estilo de vida moderno do mundo ocidental. Uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres, o cancro da mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total de diagnósticos.
Tipos :
- Cancro lobular: começa nos bulbos(pequenos sacos)que produzem o leite;
- Cancro dos ductos: forma-se nos ductos que levam o leite dos lóbulos para o mamilo(papila).
- Sarcoma: forma-se nos tecidos conjuntivos.
O cancro, assim como em outras doenças, não dói. Por essa razão é importante que se faça o auto-exame da mama. O cancro da mama pode apresentar diversos sintomas:
- Aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou debaixo do braço;
- Mudança no tamanho ou no formato da mama;
- Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da aréola;
- Secreção contínua por um dos ductos;
- Retração da pele da mama ou do mamilo;
- Inchaço significativo ou distorção da pele e ou mucosas.
Tratamentos :
- Se um nódulo do seio é cancerígeno, a decisão para tratamento será feito por você, seu cirurgião, e seu oncologista (especialista de câncer).Estas decisões serão baseadas no tipo e no tamanho do câncer e se ele estendeu-se para o nódulo ou para outras partes do corpo.
- Os possíveis tratamentos cirúrgicos são lobectomia (remoção somente do tecido cancerígeno) ou mastectomia (remoção completa do seio). Outros tratamentos possíveis são a radiação e a quimioterapia, estes tratamentos podem ser usados isolados ou em combinação.
- Links :
- Fundação do Câncer
- ABC da Saúde - Câncer de Mama
- Instituto Brasileiro de Controle do Câncer - IBCC
- Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia - SBPO
Um comentário:
Legal essa iniciativa...
Postar um comentário