quinta-feira, 28 de julho de 2011

Belas Noivas da India !

A Índia é um país que mistura culturas e raças diferentes há mais de cinco mil anos. O casamento indiano varia de acordo com a região, com as diferentes religiões – hinduístas, jainistas, siquistas, parsis e muçulmanos – e com as diferentes castas - divisão por classes, como por exemplo, por profissão. As pessoas só podem se casar se pertencerem à mesma casta.



O ritual do casamento dura de três a sete dias. Na noite anterior ao casamento, acontece a cerimônia chamada de Sangeet. Durante a festa, a família e os amigos dos noivos fazem uma apresentação e depois um DJ indiano comanda a comemoração, com músicas dos famosos filmes de Bollywood e a Bhangra Dance.



Durante a recepção, o casal entra e faz a primeira dança, com uma música lenta indiana ou americana  Os familiares fazem discursos e depois a festa começa, com muita música dos filmes indianos, anos 80 e americana


O casamento por amor na Índia, está mais comum do que antigamente, principalmente entre famílias cosmopolitas e liberais, sendo que na maioria das vezes o noivo é de outra casa, origem e até religião.



Para as famílias tradicionais, os casamentos devem ocorrer por volta dos 23 anos, quando os pais começam a procurar candidatos para fazer o famoso casamento arranjado.
Nos dias atuais, os candidatos se encontram com a pretendente e decidem se querem se casar ou não, diferente de antigamente, onde os noivos se conheciam apenas no dia do casamento.



É depois desse primeiro encontro que o casal fica noivo, em uma cerimônia apenas para a família, que não tem troca de alianças. O mapa astral dos noivos também é consultado, para ver se combinam.



A noiva é pintada de mehndi (henna) nas mãos, nos braços, nos pés e nos tornozelos. Acredita-se que quanto mais escura a mehndi ficar no dia seguinte, mais o marido ama a esposa.
 

São distribuídos doces indianos típicos para os convidados levarem para casa. Alguns casamentos oferecem um estande com pulseiras coloridas, que as convidadas podem escolher de acordo com a cor da roupa que estiverem usando e levar de lembrança.
 
 
Depois do casamento, a esposa passa a morar na casa dos pais dos noivos. Antes de entrar na casa pela primeira vez, ela passa por um ritual, onde é derrubado um pote de arroz na porta principal, para atrair sorte.

 
Alguns rituais indianos que são celebrados no dia do casamento:


Swagatam of Baarat: o noivo e a família do noivo são acompanhados até o lugar do cerimônia e a mãe da noivo os recepcionam. A mãe da noiva abençoa o futuro genro com uma lamparina acessa em movimentos circulares e coloca o kumkum (pó vermelho) na testa do noivo, que simboliza boa sorte e vida duradoura. O noivo precisa quebrar um coco demonstrando que ele tem habilidade, força e determinação para passar todos os obstáculos na vida de casado.
Ganesh Pooja e Navagraha Pooja: essa reza tem o objetivo de pedir sabedoria e remover os obstáculos durante a nova vida de casados.
Havan: durante esse ritual os noivos oferecem sementes, ervas e manteiga para remover o escuro e ignorância. Os noivos estão prezando as cinco forças da vida – terra, ar, fogo, água e espaço.
Kanyadaan e Hast Melap: para os hindus, presentear a noiva é um dos rituais mais nobres e preciosos. Os pais da noiva oferecem a filha para o noivo colocando as mãos em cima das mãos do noivo e recitam um mantra. O noivo aceita a mão da noiva recitando o mesmo mantra.
Saat Pheras: esse é o ritual mais importante no casamento indiano. O casal anda em volta de um fogo sete vezes. O noivo começa e anda na frente da noiva por quatro voltas e a noiva depois anda na frente do noivo para as últimas três voltas.
Mangal Sutra, Sindoor e troca de colar de flores: o noivo coloca um pó vermelho (sindoor) na divisão do cabelo da noiva, que simboliza a aceitação para serem sócios eternos. O noivo também coloca o colar sagrado (Mangal Sutra) no pescoço da noiva, que simboliza que estão casados. O Mangal Sutra tem a intenção de proteger a noiva dos maus olhares. Quando a noiva tem o sindoor e mangal sutra, significa que ela está casada. O ritual final é a troca de colares de flores, um coloca no outro.




Nenhum comentário: