sábado, 2 de julho de 2011

Série Meus Lugares !

Galera vou começar aqui no Blog uma série de postagens sobre as cidades onde eu morei nestes 50 anos, algumas por pouco tempo outras mais, umas maiores outras menores, umas mais conhecidas outras menos, mas todas com uma importância igual para mim. É a forma que enconrtei de homenagiar aqui no meu Blog "O Estranho Mundo do Patto" a estes "Pueblos", adoro esta palavra, que fazem parte da minha história e que estrão eternamente no meu coração e nas minhas memórias :

Assis : onde eu nasci.
Assisi (Italia) : é um brinde para esta série, a cidade onde nasci aqui no Brasil e a minha irmã Eliana e minha sobrinha Patrícia que como eu somos devotos de São Francisco, não morei lá, mas estive várias vezes e digo que ela é uma cidade linda e mágica 1
Sorocaba : onde eu fui criado.
Santos : onde eu fiz faculdade.
Barcelona (Espanha) : onde eu fiz minha Pós.
Olot (Espanha) : onde eu trabalhei.
Tremembé : onde eu morei com meus pais.
São Paulo : onde eu moro atualmente.
Bairro da Aclimação : Meu bairro aqui em São Paulo.
Meu Apto : Meu Porto Seguro, Meu Mundo, Minha História, em cada cm do meu apto tem um pedaço de mim, feito, arrumado e decorado com muito amor onde cada coisa tem seu lugar, meus DVDs, meus selos, meus quadros, meus barquinhos, meus imãs de geladeira, enfim, vou fazer um "Open House" da minha vida e do meu eu.

Então começaremos por onde eu nasci : Assis (homenagem tb à Edgar, Ana, meus compadres e a Gustavo meu afilhado que moram lá)

Em 1885, José Teodoro da Fonseca chegou a região de Assis, mais conhecida como o Sertão do Paranapanema, onde registrou o título de ocupação da área. Muitas das terras eram ocupadas pelos índios Kaigang e foram divididas e vendidas a outras pessoas, uma delas era o Capitão Francisco de Acis Nogueira, que em 1° de julho ( data de aniversário da cidade) doou oitenta alqueires de terras desmembradas da fazenda Taquaral para a construção de uma capela.
A partir daí surgiram as primeiras casas que deram início a um pequeno povoado, que em homenagem ao Capitão Franciso Nogueira de Acis, que foi adaptado pelos próprios moradores que escreviam Assis com dois 's' e São Francisco de Assis, recebeu o nome de Assis. Mas o pequeno vilarejo só tomou um impulso no seu desenvolvimento em 1913, quando os primeiros trabalhadores da Estrada de Ferro Sorocabana chegeram a cidade. Desde então, o pequeno povoado de economia basicamente rural se beneficiou com as atividades comercias ali empreendidas, como padarias, armazéns, serrarias, olarias, açougues e outros. Foi em 1913 que a cidade de Assis recebeu sua primeira fármacia e o primeiro médico, o Dr. José Vieira da Cunha e Silva.
Em 1914 chega então a Estrada de Ferro Sorocabana, grande responsável pelo desenvolvimento do povoado, que abriu caminhos para o café e fez da cidade de Assis o ponto de convergência de toda a região e base para a colonização do norte do Paraná. Assis tornou-se então ponto de referência regional do Vale do Paranapanema. Com a chegada dos imigrantes italianos, alemães e libaneses na região, Assis foi elevada a condição de município três anos depois.
Hoje o município de Assis tem 98.715 habitantes, de acordo com IBGE/2010 numa área de 461,705 Km2 a uma altitude de 546 m e é favorecido por ter uma economia diversificada, nas áreas da agricultura, comércio e prestação de serviços, e ainda desponta como grande centro educacional e tecnológico na região do Médio Paranapanema.

Fontes : http://descobrindoassis.blogspot.com/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Assis

Fotos :
 Vista panorâmica !

Catedral Diocesana de Assis

 Homem de Lata ( ão Francisco de Assis)

 Estação Ferroviaria de Assis

Av. Rui Barbosa

Encruzilhada de Estrada de Ferro Sorocabana - Minha mãe morava aí pertinho quando eu nasci !

Antiga estação de trem de Assis

Curiosidade : Propaganda da Tam em alusão ao início dos voos à Assis

São Francisco de Assis na entrada da cidade



Horto Florestral

Feira na frente da Prefeitura de Assis

3 comentários:

Patty Patto disse...

Vai ser legal acompanhar os próximos capítulos "Meus Lugares"....
De Assis-SP eu conheço só a Rodoviária...rs... do tempo que eu ia de ônibus para Campo Grande-MS.

O Estranho Mundo do Patto disse...

Legal, vou te visitar em Campo Grande fazendo uma parada em Assis então ! Beijão do Tio

Anônimo disse...

Gostei das suas fotos... Se quiser coloca-las em camisetas meu e mail é m.exclusivo@bol.com.br
Um grande abraço e se quiser fazer parte do site amantes da ferrovia entra lá ok??