sábado, 25 de setembro de 2010

Sydney Opera House




O Teatro da Ópera de Sidney converteu-se em um símbolo da Austrália, tão reconhecido no momento como o koala ou o canguru. Seu resplandecente telhado branco se sobrepõe como conchas de molusco num promontório penetram na enseada, formando um edifício atrativo desde qualquer ponto de vista. Sob as “conchas” há cinco salas independentes para concertos sinfônicos, óperas, música de câmara e teatro, uma sala de exposições, três restaurantes, seis bares, uma biblioteca e 60 camarins.

O projeto foi vencedor de um concurso convocado em 1955 por Joseph Cahilh, primeiro ministro da Nova Gales do Sul, que desejava construir um teatro nacional de ópera num magnífico lugar da baia de Sidney, aponta Bennelong, chamada assim em homenagem a um aborígine que fez amizade com o comandante da primeira frota, capitão Arthur Philhip, que desembarcou em Sidney em 1778 com os primeiros deportados à Austrália.

Para surpresa de todos, o concurso foi ganho por um arquiteto dinamarquês pouco conhecido, Jorri Utzon, de 38 anos, que tinha poucas obras realizadas. Praticamente sua experiência limitava-se a um complexo de 63 moradias construídas em Elsinore em 1956 e um complexo urbanístico próximo de Fredensborg. Porém o projeto que apresentou para a Ópera de Sidney era tão elegante e invocador que varreu todos os seus competidores. Continha poucos detalhes, os esboços apresentados eram tão simples que beirabam o esquemático, declarou o jurado, que concluiu ainda que quanto mais o projeto era estudado, mais os convencia de que representava uma idéia capaz de converter-se num dos edifícios mais notáveis do mundo.

Fonte : MaisTurismo.Net

Nenhum comentário: